Movimento Paulistano de Luta Contra a Aids email mopaids@gmail.com

Barong Vermelho, o Musical, estreia no Dia Mundial de Zero Discriminação

Pessoas para quem todo dia é de luta contra a AIDS foram reunidas em dezembro

Divulgação Instituto Cultural Barong

Barong
25/02/2022

Certifiquem-se de que seus aparelhos de comunicação estejam em modo silencioso ou desligados. Diminuam as luzes do ambiente porque o Barong Vermelho, o Musical, abrirá suas cortinas para cantar por Zero Discriminação.

Em Barong Vermelho, o Musical, ativistas, gestores e profissionais de saúde, jovens, mulheres e pessoas mais maduras vivendo com HIV ou aids e pesquisadores, cantam “por Zero Discriminação e pelo respeito a todas as diferenças”, explica Marta McBritton, presidente do Instituto Cultural Barong, realizador do musical.

Maria Clara Gianna, Jamal Suleiman, Maria Elisa Silva, Alberto Silva, Silvinha Almeida, Américo Nunes Neto, são apenas alguns dos nomes de convidados e convidadas do Barong para as gravações do musical. “O resultado mostra o que nos torna iguais: nossa humanidade, que a música expressa tão bem”, festeja Marta.

Gravado em dezembro, o musical foi dirigido por Ricardo (Gordo) Carvalho, um dos magos da propaganda brasileira. O resultado foi reunido em uma série de quatro videoclipes, sendo um pout-pourri e outros três com as músicas “Pro Dia Nascer Feliz”, “Pescador de Ilusões” e “Juízo Final”, juntando Cazuza, O Rappa e Nelson Cavaquinho. “O trabalho do Barong faz a diferença na vida das pessoas. Isso é motivador porque ajuda muita gente”, afirma o diretor.

Há também outros três vídeos, que trazem depoimentos dos convidados sobre arte e HIV/aids e sobre o trabalho do Barong ao longo das mais de duas décadas de existência nestes 40 anos de pandemia de HIV/aids. “Para estas pessoas, para todas nós, o Dezembro Vermelho é o ano todo”, afirma Adriana Bertini, diretora de projetos do Barong. “Esta é a proposta do Barong Vermelho, trazer o Dia Mundial de luta contra a AIDS para o ano todo”, diz ela. “Nada melhor do que começar isso no Dia de Zero Discriminação”, argumenta.

“Esta ação é muito importante pra gente acabar com o estigma e com a discriminação que ainda há em relação a essa população”, diz Alexandre Gonçalves, da coordenação do Programa Estadual de IST/Aids de São Paulo, em seu depoimento, depois de participar da gravação de duas canções.

A série de quatro videoclipes musicais e três vídeos-depoimentos será exibida nas redes sociais do Barong no Dia Mundial de Zero Discriminação, 1º de março, às 18h, prosseguindo diariamente até o dia 8 de março (veja o calendário abaixo).

O Dia Mundial de Zero Discriminação é celebrado em 1º de março de cada ano e tem o objetivo de promover a igualdade – perante a lei e na prática – em todos os países membros da Organização das Nações Unidas. Comemorado pela primeira vez em 2014, quando o UNAIDS convocou as pessoas “a fazer barulho em torno da discriminação zero, falar e impedir que a discriminação atrapalhe a realização de ambições, objetivos e sonhos”.

“Para nós, do UNAIDS, o musical Barong Vermelho é muito importante pelo fato de reunir personalidades emblemáticas da sociedade civil, da gestão, de parceiros multilaterais, com um engajamento histórico na resposta ao HIV. Isso é celebrar a vida e a amizade e é o verdadeiro sentido de zero discriminação”, explica Ariadne Ribeiro Ferreira, Oficial para Comunidade, Gênero e Direitos Humanos do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) no Brasil, parceiro do Barong no projeto.

Para Margarete Fernandes, falar do Barong Vermelho, o Musical, é muito simples. “Ele tem três pilares: homenagear que já vem neste caminho, unir forças... todos juntos para edificar o terceiro, que é alcançar as metas 95-95-95”, afirma a vice-presidente do Barong, referindo-se às metas do UNAIDS para eliminar a pandemia de HIV/aids no mundo até 2030.

Barong Vermelho, o Musical, é um projeto do Instituto Cultural Barong realizado em parceria com o UNAIDS no Brasil.

O que dizem alguns depoimentos

“Precisamos falar de HIV/aids. Precisamos falar de tecnologias de prevenção, precisamos falar dos tratamentos disponíveis. Precisamos falar de prevenção! E o Barong Vermelho trouxe essa arte incrível!” (Margarete Preto – Movimento Nacional das Cidadãs PositHIVas)

“A arte emancipa, a arte liberta, a arte encoraja a falar.” (Domenica Figueiredo – Associação Civil Anima)

“Tornar isso um ato de amor através da música pode fazer com que mais pessoas possam se envolver com o assunto HIV/aids.” (Jamal Suleiman – médico infectologista)

“Falar de HIV/aids através da arte é possibilitar que todas as pessoas tenham como entender do que a gente está falando.” (Ariadne Ribeiro Ferreira, Oficial para Comunidade, Gênero e Direitos Humanos do UNAIDS no Brasil).

Ficha técnica

Barong Vermelho, o Musical
Direção: Ricardo Gordo Carvalho
Fotografia: Carlos Vicente
Assistente de Fotografia: Luigi Bertin
Produção Executiva: Adriana Bertini
Produção Musical: Sérvulo Augusto
Preparação Vocal: Tadeu di Pietro
Fotografia Depoimentos: Jennifer Besse
Pós Produção Depoimentos: Luigi Bertin
Make up: Jéssica Rodrigues

Programação das postagens

26/02 - 10:00: mudança capa - Facebook, Twitter e YouTube
27/02 - 12:00: Vem aí (card) - Facebook, Instagram e Twitter
28/02 - 12:00: Estreia amanhã (card) - Facebook, Instagram, Twitter e YouTube
01/03 - 18:00: vídeo Pro Dia Nascer Feliz - Facebook, Instagram, Twitter e YouTube
02/03 - 15:00: Depoimento 1 - Facebook, Instagram, Twitter e YouTube
03/03 - 18:00: vídeo Pescador de Ilusões - Facebook, Instagram, Twitter e YouTube
04/03 - 15:00: Depoimento 2 - Facebook, Instagram, Twitter e YouTube
05/03 - 18:00: vídeo Juízo Final - Facebook, Instagram, Twitter e YouTube
06/03 - 15:00: Depoimento 3 - Facebook, Instagram, Twitter e YouTube
07/03 - 18:00: video Pout-pourri - Facebook, Instagram, Twitter e YouTube
08/03 - 12:00: Homenagem às mulheres (card) - Facebook, Instagram e Twitter

Website: barong.org.br
Facebook: facebook.com/InstitutoCulturalBarong
Instagram: @institutoculturalbarong
YouTube: canalbarong

Informações para a Imprensa:
Paulo Giacomini (11) 98754-5583
imprensa@barong.org.br